quarta-feira, 17 de junho de 2009

Balinha Vira Moeda.

Um dia desses, nem me lembro qual, fui à cantina da escola para lanchar. O troco? Balinha 7 Belo, é claro. Ninguém se importa, mas pra quem depende das milagrosas moedinhas no fim do mês pra comprar aquela camisa faz toda a diferença.
Ao pensar nisso, lembrei-me daquela propaganda lendária, ''você paga a fábrica de balinha com balinha?'' que ilustra o costume que adiquirimos e nem percebemos.
É verdade que as moedas estão cada vez mais raras, quanto menor o valor, mais difícil de achar. Os comerciantes estão malucos atrás das benditas!
Não sei o porque até por não entender de dinheiro ou de economia e nem tenho muito interesse em conhecer, só sei que a balinha, chicletes e afins viraram uma solução alternativa pra resolução desse problema. Um exemplo são as lojas de artigos para informática onde as pessoas geralmente pagam em cheque, à vista ou dividem em duzentas mil vezes no cartão. Lá não existem os bombonierres hipnotizantes, mas as papelarias que vendem lapizeiras por cinquenta centavos estão repleta deles.
Daqui a pouco creio que as balinhas estarão populares até nos conversores de medida; de real para 7 Belo, de real para Halls; veremos a cotação da balinha na bolsa de valores...É melhor parar, já que não me arrisco a tecer comentários que envolvam economia. Uma totalmente leiga.
Respondi o Edgar, moço da cantina: ''não quero balinha''. Ele enfiou a mão no pote e trocou a 7 Belo por Freegells. Desisti, pra não parecer um tanto mão-fechada.
Acho que os únicos a ganhar com isso, além dos viciados nelas e hipoglicêmicos, são os dentistas...

2 comentários:

  1. hahaha,atóron o perigo das cáries....
    brinks
    agora é sério,já brinco "você paga a fábrica de balinha com balinha?"
    seeeempre
    acho que eu e meu pai somos os detentores de todas as moedas que estão faltando nas cantinas...

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKK a parada é chegar com um saco de balinha e pedir um Hamburguer e uma coca xD

    ResponderExcluir