sexta-feira, 10 de julho de 2009

Feminismo: Bastidores de uma Revolução.


A Revolução Francesa ocorreu por uma sucessão de acontecimentos. Primeiramente ocorreu porque a França estava passando por uma catástrofe climática que deu origem à falta de alimentos, uma crise financeira devido aos gastos da corte com luxo e conflitos externos, a indignação do povo em relação ao absolutismo e ao pagamento de enormes impostos ao Estado. Todos esses fatores foram responsáveis por diversas revoltas entre o terceiro estado em geral e o governo, até o momento que marcaria a Revolução e a queda do Antigo Regime: a criação da Assembléia Nacional que estabeleceu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que serviria de base para a Constituição.
Essa Declaração garantia a todos os cidadãos sobretudo igualdade, liberdade, fraternidade; resistência à opressão e muitos outros benefícios que temos hoje como o habeas corpus.
Embora a Declaração garantisse esses direitos houveram várias contradições: a escravidão nas colônias francesas continuaria e as mulheres continuariam não sendo reconhecidas como parte da sociedade.
Durante a revolução, as mulheres participaram ativamente seja em lutas e protestos como a Macha de Versalhes, seja ideologicamente promovendo reuniões para a leitura de obras iluministas.
Mesmo com essa participação, o machismo ainda existia: só poderiam ser publicadas obras com pseudônimos masculinos, eram reconhecidas apenas como símbolos (Deusa da Razão, Liberdade.) e o direito ao voto só lhes foi dado pela primeira vez um século depois da Revolução em 1893 na Nova Zelândia. Além disso havia uma contradição ainda maior: o Iluminismo que pregara a igualdade e a abolição de pré-conceitos e tradições, principalmente na voz de Rosseau, tratou a mulher como dependente do intelecto masculino alegando que sua sensibilidade a faria "pecar" contra a razão. Lutando então contra o sistema e o preconceito, as mulheres francesas revolucionárias lançaram as bases para o movimento feminista. Grandes guerreiras, que por suas lutas ganharam o direito ao divórcio e o recebimento de herança, mas vale lembrar que ao divorciar-se o homem poderia casar-se de novo imediatamente e a mulher precisaria esperar dez meses. Pouco a pouco, ia se construindo uma sociedade mais favorável às mulheres.
Uma grande representante do feminismo popular da época foi Marie Olympe de Gouges, girondina altamente envolvida nas rebeliões que acabou por ser guilhotinada ao enfrentar a "supremacia masculina".
Após essas conquistas, o início da ditadura napoleônica instituiu o Código Civil que determinava os direitos de quem tinha uma propriedade. Perante o Código, a mulher deveria ser submissa ao marido. Seria então a mulher uma propriedade? Hoje em dia, diríamos que não, embora muitas mulheres às vezes são tratadas hoje como tal, como um troféu. Não antentariamos ao pudor dizendo que um ser humano é um bem material, assim como não adimitimos preconceitos inrustidos. Mas acontece que muitas vezes fomos tratados ontem, e somos hoje, dessa maneira.
Quantas Revoluções mais são precisas para conseguirmos nos livrar da submissão, da desigualdade de renda, dos esteriótipos e de conceitos estabelecidos desde o período feudal?
O que seria da Revolução então sem as mulheres? Sem as ajudantes em hospitais para atender os feridos nos conflitos, as lavadeiras para lavarem suas roupas, as cozinheiras para dar-lhes de comer, as revolucionárias que mobilizavam a nação, as mães para darem a luz aos que defendem o bem estar da nação? Nada, assim como nada seria o grande exército de Napoleão sem seus destemidos e entusiasmados soldados!

2 comentários:

  1. Falou tudo! Principalmente ao colocar no final que por trás de uma revolução, havia as mulheres nas cortinas fazendo com que tudo funcionasse nos conformes. E é uma pena ainda que existem as mulheres que se submetem a serem tratadas como objetos e trófeus destruindo toda nossa conquista feminina em relação ao respeito e igualdade. Envergonho-me das mulheres frutas por aí. FAZER O QUE NÉ? ''/

    Beijos,
    Jessica Cardoso.

    ResponderExcluir